Este é um Blog de opinião e reflexão de todos e para todos!

30
Mar 10

Um dos assuntos que esta na "ordem do dia" na Sociedade Portuguesa prende-se como estado (ou falta dele) na educação! Porém, pena é que as razões pelas quais se fala diariamente da educação não são as melhores, pois, esta é falada sobretudo pelos actos de Bullying e todo o tipo de violencia quer fisica quer psicologica que os mais variados agentes escolares sofrem frequentemente. Considero que a escola deve ser um local democratico, um livre espaço para funcionarios, professores, alunos e pais; onde todos devem participar activamente e em prol de um objectivo comum  - a formação da nossa "sociedade de amanha".

Como em qualquer sociedade ou instituição ha boas e más pessoas e por isso acredito piamente que existem bons e maus professores, bons e maus alunos, bons e maus funcionarios, bons e maus pais, porem aquilo que se assiste é que constantemente valorizamos os maus actos do lado mau e desvalorizamos os bons actos do lado bom e este é um dos problemas da educação no nosso país!

Em qualquer sistema democratico (um verdadeiro sistema democratico, note-se) tem de haver liberdade de pensamento, de acção mas para que o "sistema" seja de facto democratico tem de haver lideres e esse é para mim outro dos problemas da educação portuguesa, ja que, ao longo dos tempos Professores e Funcionarios foram perdendo a autoridade que tinham sob os alunos mais problematicos, havendo hoje em dia nas diversas escolas nacionais um "Exercito de Pequenos Ditadores" a quem tudo é permitido e desculpavel. Assim, entendo que para que as coisas comecem a funcionar bem é imprescindivel devolver a autoridade (não confundir autoridade com autoritarismo!) aos Professores e Funcionarios da escola, pois, só assim será possivel que o sistema escolar volte a ter o prestigio que outrora ja teve!

publicado por LM às 20:25

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO